logo

logo
Atual

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

8º aula - Dia 21/fevereiro/2011

A professora Eliane nos apresentou um vídeo sobre comunicação. Este vídeo trazia um diálogo entre duas pessoas e nele se destaca as premissas do emisor e do receptor, onde o receptor tinha dificuldades de compreender a mensagem do emisor devido a existencia de ruídos no ambiente que ocorria o diálogo. Sendo assim, nestas etapas do vídeo, não houve a comunicação. Em uma etapa posterior no diálogo, a perfeita comunicação só se concluiu quando o receptor pode claramente receber, compreender e assimilar a mensagem do emissor, podendo assim, dar uma resposta/retorno/feedback ao emisor.
Portanto, concluímos que, para haver a comunicação perfeita objetivando o resultado esperado, é necessário que o emissor transfira sua mensagem com clareza e o receptor possa compreender e assimilar a menssagem trasformando-a em um feedback coerente.

Logo mais, após o estudo deste vídeo, praticamos a arte de identificar as premissas da comunicação como: EMISOR, RECEPTOR, CANAL, AMBIENTE, CÓDIGO LINGUÍSTICO/NÃO LINGUÍSTICO, RUÍDO, MENSAGEM.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

7º Aula dia - 14/Fevereiro/2011

Fizemos o uso de uma pequena apostila sobre a comunicação empresarial na prática, onde aprendemos as ferramentas da comunicação como: emisor, receptor, codificação, Mesagem, canal de comunicação, decodificação, feedback, etc... Praticamos um diálogo proposto na apostila que nos incitou a descobrir e identificar estas ferramentas dentro de uma comunicação. E o mais importante ainda, aprendemos sobre as diferentes formas de um feedback.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Aulas de Comunicação Empresarial

1º dia de aula  -  24/01/2011
A professora Eliane fez uma dinâmica entre os alunos. Dividiu a turma em grupos de 5 e 6 alunos para que cada grupo elaborasse uma apresentação de Boas-Vindas aos demais colegas e um grito de guerra. Cada grupo produziu suas boas-vindas, com palavras de união, força e amizade e recitou para toda a turma, e logo em seguida o grito de guerra que animou a galera e nos divertiu muito. Essa atividade, logo no primeiro dia, foi muito importante, pois fez com que os alunos se aproximassem e interagissem.


2º  dia de aula - 26/01/2011
A professora nos solicitou um pesquisa na aula passada sobre o seguinte assunto.
  • Portfólio.
    O portfólio é uma coleção de todo o trabalho em andamento na organização relacionado com o alcance dos objetivos do negócio. Toda organização tem um portfólio, mesmo que não reconheça especificamente. Consiste nos trabalhos que estão em andamento na empresa, estejam estes trabalhos relacionados de alguma forma entre si ou não. Algumas organizações tem portfólios separados por departamentos, divisões ou unidades de negócio. Em última instância, deve haver um portfólio abrangente para a organização como um todo.
    • Comunicação empresarial

     A Comunicação Empresarial (Organizacional, Corporativa ou Institucional) compreende um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para reforçar a imagem de uma empresa ou entidade (sindicato, órgãos governamentais, ONGs, associações, universidades etc.) junto aos seus públicos de interesse (consumidores, empregados, formadores de opinião, classe política ou empresarial, acionistas, comunidade acadêmica ou financeira, jornalistas etc.) ou junto à opinião pública

    3º  dia de aula - 31/01/2011
    A professora Eliane destacou  para analisarmos as seguintes frases:
    ·         Ser homem é ser responsável.
    ·         É sentir que colocamos a sua pedra se colabora na construção do mundo.
    A partir  destas frases entendemos que cada pessoa tem que fazer a sua parte independente de o próximo agir certo ou errado mesmo pensando que é pequeno para fazer alguma diferença.
    A seguir fizemos uma dinâmica em grupo para completar as seguintes frases:
    •  O mundo seria mais feliz se...
    • Uma amizade é realmente importante quando...
    • A paciência e a tolerância são para mim...
    • Comparo a preguiça e o comodismo como...
    • Acho que as pessoas deveriam ser...
    • Um aspecto curioso que percebi no grupo que faço parte foi...
    • Quando os dias amanhecem nublados eu fico com vontade de...
    • A qualidade indispensável nas pessoas é...
    • Sinto que o grupo com quem começo a conviver é...
    • Como me vejo?
    • Como os outros me veem?
    • Qual a imagem que eu gostaria de eu transmitir?
    Após refletirmos individualmente a professora pediu para alguns colegas  para explanar as suas complementações das frases.

    4º  dia de aula - 02/02/2011
    O tema proposto foi planejarmos um plano de ação para melhorar a comunicação.
    ·         Identificar as necessidades da turma.
    ·         Criar objetivos para superação dos obstáculos.
    ·         Determinar o tempo para conquistar os objetivos propostos.
    ·         Planejar estratégias facilitadores.
    ·         Avaliar os resultados.
    Dentre as dificuldades mais identificadas citamos foram a timidez dos colegas, dificuldade da fala.
    A solução para melhorar as dificuldades foi citado as aulas dinâmicas  para participação de todos.
    A professora Eliane ressaltou a seguinte frase: “Transformar a energia desprendida, tensões e medo em uma energia produtiva e positiva, canalizada para a voz, olhar, expressão facial e corporal e leitura”.
     
    5º  dia de aula - 07/02/2011
    A relação do momento de vida com o vídeo demostrado na aula e ressaltamos as palavras chaves que são:
    Disciplina – Hábito interno que facilita cada pessoa o cumprimento de suas obrigações.
    Segurança – Estar livre do perigo. Estar prevenido.
    Habilidade – Grau de competência de um sujeito concreto frente a um determinado objetivo.
    Confiança – Ato de deixar de analisar se um fato é ou não verdadeiro, entregando essa análise à fonte de onde provém a informação e simplesmente.
    Alta atividade – Ato em exercer uma atividade elevada.
    Esforço – Pratica repetitiva.
    Cooperação – No contexto da economia e sociologia é uma relação baseada na colaboração entre indivíduos ou organizações, no sentido de alcançar objetivos.
    Perseverança – Jamais desistir. Não desistir nunca! Nunca desistir.
    Coragem – Coragem é o ato de assumir erros e fracassos, sem medo de críticas. É a habilidade de confrontar o medo, a dor, o perigo, a incerteza ou a intimidação.

    6º  dia de aula - 09/02/2011
     Discutimos sobre o comportamento dos colegas nos  seus ambientes de trabalho. Os assuntos mais comentados foram:
    • Má gestão empresarial.
    • Comportamento inadequado dos funcionários.