logo

logo
Atual

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Explode Coração

Chega de tentar dissimular
E disfarçar e esconder
O que não da mais pra ocultar
Figuras de Pensamento ->Gradação – descendente
E eu não posso mais calar
Já que o brilho desse olhar foi traidor e
Entregou o que você tentou conter
O que você não quis desabafar e me cortou
Figuras de Pensamento -> Prosopopéia ou personificação

Chega de temer, chorar, sofrer
Figuras de Pensamento - > Gradação – ascendente

Sorrir, se dar, e se perder, e se achar
Figuras de Pensamento ->Antítese

Que tudo aquilo que é viver,
Eu quero mais e me abrir
E que essa vida entre assim
Como se fosse o sol
Desvirginando a madrugada
Figuras de Pensamento - > Prosopopéia ou personificação

Quero sentir a dor dessa manhã -> Prosopopéia                                              
Nascendo, rompendo, rasgando- >Figuras de Pensamento -> Gradação – Ascendente
E tomando meu corpo e então eu ->Figura de Sintaxe - > Polissíndeto
Chorando, sofrendo, gostando, adorando, gritando ->
Figura de Pensamento ->Antítese

Feito louco, alucinado e criança
Sentindo o meu amor se derramando ->
Figuras de Pensamento -> Prosopopéia

Não dá mais pra segurar
Explode coração ->
Figuras de Pensamento -> Hipérbole

terça-feira, 24 de maio de 2011

FANTÁSTICO- ENTREVISTA COM ALEXANDRE NARDONI E CAROLINA JATOBÁ

PAPO FURADO
CORREÇÃO DE PORTUGUÊS

1.    “...Somos uma família como qualquer uma outra. Somos muitos apegados a família...”
(Somos muito apegados à família)

2.    “...Nossas crianças, nossos filhos, tanto a Isabella quanto o Pietro e o Cauã, é tudo na nossa vida...”
(São tudo em nossas vidas)

3.    “...A gente fomos sempres unidos...”
(NÓS SEMPRE FOMOS UNIDOS)

4.    “...Sempre se reunimos todos finais de semana.....sempre fomos famílias
(NOS REUNIMOS; FOMOS FAMÍLIA)

5.    Amanhã é aniversário da Isa...Ele disse assim: - Ela vai vim?”
(AMANHÃ SERÁ aniversário da Isa; ELA VAI VIR?)

6.    “Quando ela tava em casa, onde um ia, ia todos.... A gente sempre foi assim, onde um tá, tá todos...”
(ESTAVA; AONDE IA UM, TODOS IAM JUNTOS; ONDE UM ESTÁ, TODOS ESTÃO)

7.    “...Ela cativava todo mundo, onde ela chegava todo mundo cativava ela...”
(QUEM CATIVAVA QUEM?)

8.    “...Qualquer coisa que nós fomos fazer, era nós 5...”
(que nós FIZÉSSEMOS; nós cinco FAZÍAMOS juntos)

9.    “...Nunca foi encostado um dedo em relação a minha filha...”
(ENCOSTADO EM RELAÇÃO? Se está encostado, está encostado em alguma coisa e não EM RELAÇÂO A ALGUMA COISA. Talvez fosse: Nunca foi encostado um dedo na minha filha com a relação à tal coisa.)

10.  “...Meus filhos pra mim é tudo na minha vida...”
(MEUS FILHOS SÃO TUDO NA MINHA VIDA)

11.  “...Na nossa cabeça a gente sabia que nós não fizemos nadas...”
(Em nossas cabeças, sabíamos que não fizemos NADA)

12.  “...Pra mim foi momentos horríveis...”
(FORAM MOMENTOS HORRÍVEIS PARA MIM)

DISCURSO DE LULA

Corrigindo os erros de português

1. “...O seu ministro da fazenda ia todo ano a Washington pra pegar dinheiro pra fechar as conta.
(FALTOU UM “S” – CONTAS)

2. “...Mas como nós fumos vítima...”
(FOMOS VÍTIMAS)

3. “...E da mesma forma que ela descobriu o caso de sanguesSUNGA...”
(O CERTO SERIA: SANGUESSUGAS)

4. “...O seu campanheiro de partida....”
(O certo é COMPANHEIRO)

 5. “...Que esses ministro cometeram erro.....”
(faltou mais um ”S” MINISTROS)

6. “...Tinha um carro flexível.....”
(não seria TOTAL FLEX?)

7. “...A cada mês, têm dezena de tumultos.....
(DEZENAS DE TUMULTOS)

8. “...O povo de São Paulo ter orgulho, a universidade tecnológica pro ABC, a extensão pra Guarulho.....”
(GUARULHOS)

9. “...São setenta hospitais que estão sendo reformado....”
(Faltou outro bendito “S” REFORMADOS)

10. “...Não queira que em 4 anos eu conserto o que vocês destruíram em 4 século.....”
(o certo seria: eu CONSERTE; SÉCULOS)


11. “Depois de falar em tanta segurança pública, a sociedade brasileira ser pego de surpresa. Primeiro, com uma governo que criou duas secretaria....”
(SOCIEDADE BRASILEIRA SER PEGO?? Sociedade brasileira FOI PEGA de surpresa; DUAS SECRETARIA?? DUAS SECRETÁRIAS!)

12. “Houve uma reduzão de 12%.....”
(REDUSÃO)

13. “Têm crianças que estuda no horário do almoço...”
(ESTUDAM seria o correto)

14. ....”Antes, o defensores da boa política externa, viravam as costa.....”
(AS COSTAS)

15. “...O óleo vegetal diretamente misturado e refinado na refinaria...”
(REBUNDÂNCIA – refinado na refinaria? E existe outro lugar para refinar??)

16.”... Nós estamos restaurando 26mil km de estada nesse país....”
(ESTRADAS)

17. “...Muitos e muitos anos nesse país e ninguém sabia, porque as coisas não acontecia...”
(ACONTECIAM)

18. “...Eu duvido que tenha um político brasileiro que não conheça as história da corrupção nesse país...”
(mais um vez faltou o “S” HISTÓRIAS)

19. “...Não sabia que tinha uma quadrilha dentro do BCC...”
(BCC ou PCC? Ou será quadrilha nos dois?)

CARTA COMERCIAL

SEMPRE EMPREENDIMENTOS LTDA.
CNPJ: 5646-0008
AV. MAJOR PLATÃO, 556 GOIAS MINAS - FT      CEP 45469-00989





Curitiba, 08 de junho de 2004.




Reclamação por atraso




Senhores,

Até a presente data não recebemos as mercadorias solicitadas em nosso pedido mencionado. Estranhamos a demora, principlamente porque V. Sas. sempre primam pela presteza no atendimento. Solicitamos providências urgentes.


Agradeço desde já.



Hotheyme Thayle
Gerente Comercial

sábado, 30 de abril de 2011

Atividade de Compreensão Leitora

Reflexão do texto: A Língua
1-    Após a leitura do texto acima o que você tomaria como mensagem?

R= Cabe a nós controlarmos o que sai da boca, pois dela pode acontecer coisas boas e/ou ruins. A língua como diz o texto é o meio pelo qual se transmite as coisas mais belas e importantes da vida, proporciona momentos agradáveis entre as pessoas e constrói as grandes idéias que produzem grandes feitos da vida. Como também, a língua tem capacidade de tornar tudo isso negativo e altamente destrutivo e maléfico em todas as esferas da vida, seja entre pessoas, sociedades organizações, etc.

2-    Como essa mensagem pode ser direcionada à atividade que está sendo exercida agora?

R= A partir desde entendimento e conhecimento, posso me orientar ao falar e me dirigir aos demais permitindo no ambiente um clima de harmonia e respeito.

terça-feira, 19 de abril de 2011

ERROS COMUNS COMETIDOS NA LÍNGUA PORTUGUESA


1- Vai assistir “o” jogo hoje. Assistir como presenciar exige a: Vai assistir ao jogo, à missa, à sessão. Outros verbos com a: A medida não agradou (desagradou) à população. / Eles obedeceram (desobedeceram) aos avisos. / Aspirava ao cargo de diretor. / Pagou ao amigo. / Respondeu à carta. / Sucedeu ao pai. / Visava aos estudantes.

2 – Preferia ir “do que” ficar. Prefere-se sempre uma coisa a outra: Preferia ir a ficar. É preferível segue a mesma norma: É preferível lutar a morrer sem glória.

3 – O resultado do jogo, não o abateu. Não se separa com vírgula o sujeito do predicado. Assim: O resultado do jogo não o abateu. Outro erro: O prefeito prometeu, novas denúncias. Não existe o sinal entre o predicado e o complemento: O prefeito prometeu novas denúncias.

4 – Não há regra sem “excessão”. O certo é exceção. Veja outras grafias erradas e, entre parênteses, a forma correta: “paralizar” (paralisar), “beneficiente” (beneficente), “xuxu” (chuchu), “previlégio” (privilégio), “vultuoso” (vultoso), “cincoenta” (cinqüenta), “zuar” (zoar), “frustado” (frustrado), “calcáreo” (calcário), “advinhar” (adivinhar), “benvindo” (bem-vindo), “ascenção” (ascensão), “pixar” (pichar), “impecilho” (empecilho), “envólucro” (invólucro).

5 – Quebrou “o” óculos. Concordância no plural: os óculos, meus óculos. Da mesma forma: Meus parabéns, meus pêsames, seus ciúmes, nossas férias, felizes núpcias.

6 – Comprei “ele” para você. Eu, tu, ele, nós, vós e eles não podem ser objeto direto. Assim: Comprei-o para você. Também: Deixe-os sair, mandou-nos entrar, viu-a, mandou-me.

7 – Nunca “lhe” vi. Lhe substitui a ele, a eles, a você e a vocês e por isso não pode ser usado com objeto direto: Nunca o vi. / Não o convidei. / A mulher o deixou. / Ela o ama.

8 – “Aluga-se” casas. O verbo concorda com o sujeito: Alugam-se casas. / Fazem-se consertos. / É assim que se evitam acidentes. / Compram-se terrenos. / Procuram-se empregados.

9 – “Tratam-se” de. O verbo seguido de preposição não varia nesses casos: Trata-se dos melhores profissionais. / Precisa-se de empregados. / Apela-se para todos. / Conta-se com os amigos.

10 – Chegou “em” São Paulo. Verbos de movimento exigem a, e não em: Chegou a São Paulo. / Vai amanhã ao cinema. / Levou os filhos ao circo.

11 – Atraso implicará “em” punição. Implicar é direto no sentido de acarretar, pressupor: Atraso implicará punição. / Promoção implica responsabilidade.

12 – Vive “às custas” do pai. O certo: Vive à custa do pai. Use também em via de, e não “em vias de”: Espécie em via de extinção. / Trabalho em via de conclusão.

13 – Todos somos “cidadões”. O plural de cidadão é cidadãos. Veja outros: caracteres (de caráter), juniores, seniores, escrivães, tabeliães, gângsteres.

14 – O ingresso é “gratuíto”. A pronúncia correta é gratúito, assim como circúito, intúito e fortúito (o acento não existe e só indica a letra tônica). Da mesma forma: flúido, condôr, recórde, aváro, ibéro, pólipo

quinta-feira, 14 de abril de 2011

ARTIGO DE OPINIÃO - INTERNET


A influência da internet na escrita e na leitura dos jovens.



Hoje vivemos na era da globalização: troca de informações instantâneas e facilidade de transmissão do conhecimento. Algo muito positivo, se considerarmos o fato de que há muito tempo atrás (algumas décadas) uma notícia levava às vezes dias para ser conhecida pelo o globo. Hoje um desastre no Iraque e conhecido pela comunidade global na mesma hora. Com isso tudo explicitado me vem uma dúvida: isso é benéfico ou maligno para o fator leitura ou da escrita?

A estrutura oscilatória da internet, que permite não só ter acesso como incluir textos, fotos, áudio e vídeos, com infinitas possibilidades de navegação, está influenciando a forma como os jovens lidam com o sistema do ensino nas escolas.

Com a internet, os jovens podem escrever e interagir numa velocidade inédita. Com isso, encaram a escrita para o colégio como algo maçante. Meninos e meninas consideram mais difíceis escrever uma redação do que decifrar enigmas complicadíssimos de jogos eletrônicos.

As mudanças dizem que a internet está impedindo o jovem de ler e escrever. Só pode dizer isso quem não conhece o novo meio. Profissionais de ensino conversam por mensagens instantâneas e usado o “internetês”, porem no método de avaliação não há casos como abreviações e a linguagem de internet. Um exemplo tão massivo como a internet, o código Morse e a taquigrafia não prejudicaram o português.

A Internet e todos os seus avanços tecnológicos provocaram uma espécie de renascimento da escrita, ressurgindo o comportamento digital. Nunca se usou tanto a escrita como nestes tempos on line.

Se considerássemos a ideia de que o acesso as informações ficou mais otimizado, concluiríamos que o comportamento da leitura aumenta em demasia e com isso a taxa de venda de livros estaria satisfatória e qualidade intelectual de nossa população estaria ótima. O interessante é que isso não é verdade. A taxa de vendas caiu muito e hoje os livros mais vendidos são os infantis, que as escolas determinam em seu planejamento educacional e os best-sellers, vendidos em grande maioria pela influência da mídia. A internet permitiu que o homem tivesse acesso a leitura, mas esse homem desvirtuou o instrumento (internet), e assim o está utilizando de maneira errônea. Hoje vemos a prevalência de conteúdos eróticos e violentos. Observamos uma leitura mais "superficial" com isso, a qualidade de leitura despencou para patamares lastimáveis. Ponderamos então, que a internet é um otimizador do comportamento de leitura, se for utilizada de maneira adequada, mas se continuar sendo usada da forma que hoje é vista, irá perpetuar o negativo ato de "copiar o do outro", logo seremos ainda a geração que não quer pensar em algo novo e criativo, todavia que é melhor copiar o existente.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Interpretação da música 'A VIDA É UM MOINHO'


Cartola apresenta que sua filha ainda tão jovem, já está  perdida pelos males da vida por ter optado por um caminho fácil e tão promíscuo.
Embora ela ganhe seu próprio sustento, esse é um ganho indigno que manchará sua imagem para o resto da vida.
A vida dá várias voltas, nela você tem momentos bons e ruins.  As idéias e os desejos que ela tem hoje, daqui uns anos não serão mais as mesmas. Pois ela irá envelhecer e o tempo e a experiência lhe mostrarão que este caminho é inconveniente.
Em cada programa que ela fizer, irá sentir sempre um vazio, um sentimento de solidão. Porque neste caminho ela perde a dignidade e com ela a oportunidade de ter uma vida próspera.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

INTERPRETAÇÃO DA MÚSICA FLOR DE LIZ (Djavan)


Djavan lamenta-se pela morte de sua esposa e de sua filha que tanto as amava e não entende se o erro foi dele por não ter feito escolha entre uma ou outra, ou se o erro foi erro médico. Ele só sabe que amou as duas de tal maneira que não podia optar por uma ou outra. Ele amou demais.
Ele tenta encontrar explicação para o que aconteceu, achando que ele errou ao se apaixonar por Flor de Liz e o destino não queria que ele ficasse com ela.
Ele perdeu a alegria de viver quando seus amores morreram.

terça-feira, 5 de abril de 2011

INTERPRETAÇÃO DAS CHARGES

1-    A onça e a zebra
A onça é muito mais feroz que a zebra. E para tentar escapar da morte, a zebra corre em cima de uma potente moto de altas cilindradas onde ela consegue correr mais que a onça.

2-    O Novo Baygon
O baygon é tão bom que matou até o Homem-aranha.

3-    Mulher atrás da porta aguardando o marido.
O marido saiu à noite e demora chegar em casa. A mulher o aguarda atrás da porta onde ela guarda suas ferramentas para punir o marido de acordo com o motivo e o estado que vai estar o marido. Para cada situação que o marido chegar existe uma ferramenta de tamanho e gravidade diferente.

4-    Cachorro na praia
Próximo a placa que indica que é proibida a circulação de cachorros na praia, um pobre cachorro tenta não ser visto se escondendo debaixo de uma toalha.
5-    Sabão OMO
O sabão é tão bom, que mostra que pode tirar até as pintas de um D’almata.

INTERPRETAÇÃO DO SONETO DE FIDELIDADE

O autor demonstra que será sempre cauteloso, carinhoso e cuidadoso com seu amor, mesmo que outra pessoa mais bela possa atrair sua atenção.
            Ele deseja aproveitar cada instante dos momentos vividos, mesmo que estes momentos sejam simples e irrelevantes. Viver intensamente cada momento, declarar sua paixão, explodir de sentimentos. Quer rir, quer chorar. O importante é viver a vida, é aproveitar o momentos.
            No fim de sua vida ele vai saber que o amor não é imortal. Mas ele deseja que enquanto o amor exista, ele seja vivido intensamente.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

A professora Eliana, em mais uma de suas aulas bastante produtivas, apresentou aos alunos, artigos de interpretação de textos. E neste, aprendemos a entender não apenas o que estão escrito nas palavras que vemos, mas aprendemos a enxergar além das palavras, o sentido oculto, a essência da mensagem, entender o que de fato certa figura, frase, texto, etc., deseja realmente que saibamos.  Descobrimos que por detrás das superficiais palavras e/ou figuras podem estar um significado muito mais complexo e irreverente. Por isso, é tão importante a leitura e o entendimento do contexto. Pois uma simples interpretação errada, pode se trazer resultados inesperados.

RESUMO DA AULA.

Assunto: Aula de Esclarecimentos sobre Resumo e Resenha
Autora: Prof. Elaina Dias Laurido
28 de Fevereiro de 2011

A professora Eliana, durante sua aula de comunicação empresarial voltada para a turma de comércio exterior, esclareceu diferenças sobre RESUMO e RESENHAS. Sua aula proporcionou aos alunos um entendimento mais amplo e detalhado a cerca dos referidos assuntos.  A professora pode identificar a estrutura de cada um, relatar como os critérios devem ser apresentados. Trouxe ainda, uma vasta lista da classificação de resumos onde podemos conhecê-los, e diferenciá-los. E não foi diferente para a Eliana explicar sobre resenha. Pois seu arquivo é rico e muito eficiente. Apresentou regras que devem ser obedecidas na resenha e a ordem da articulação de suas idéias.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

8º aula - Dia 21/fevereiro/2011

A professora Eliane nos apresentou um vídeo sobre comunicação. Este vídeo trazia um diálogo entre duas pessoas e nele se destaca as premissas do emisor e do receptor, onde o receptor tinha dificuldades de compreender a mensagem do emisor devido a existencia de ruídos no ambiente que ocorria o diálogo. Sendo assim, nestas etapas do vídeo, não houve a comunicação. Em uma etapa posterior no diálogo, a perfeita comunicação só se concluiu quando o receptor pode claramente receber, compreender e assimilar a mensagem do emissor, podendo assim, dar uma resposta/retorno/feedback ao emisor.
Portanto, concluímos que, para haver a comunicação perfeita objetivando o resultado esperado, é necessário que o emissor transfira sua mensagem com clareza e o receptor possa compreender e assimilar a menssagem trasformando-a em um feedback coerente.

Logo mais, após o estudo deste vídeo, praticamos a arte de identificar as premissas da comunicação como: EMISOR, RECEPTOR, CANAL, AMBIENTE, CÓDIGO LINGUÍSTICO/NÃO LINGUÍSTICO, RUÍDO, MENSAGEM.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

7º Aula dia - 14/Fevereiro/2011

Fizemos o uso de uma pequena apostila sobre a comunicação empresarial na prática, onde aprendemos as ferramentas da comunicação como: emisor, receptor, codificação, Mesagem, canal de comunicação, decodificação, feedback, etc... Praticamos um diálogo proposto na apostila que nos incitou a descobrir e identificar estas ferramentas dentro de uma comunicação. E o mais importante ainda, aprendemos sobre as diferentes formas de um feedback.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Aulas de Comunicação Empresarial

1º dia de aula  -  24/01/2011
A professora Eliane fez uma dinâmica entre os alunos. Dividiu a turma em grupos de 5 e 6 alunos para que cada grupo elaborasse uma apresentação de Boas-Vindas aos demais colegas e um grito de guerra. Cada grupo produziu suas boas-vindas, com palavras de união, força e amizade e recitou para toda a turma, e logo em seguida o grito de guerra que animou a galera e nos divertiu muito. Essa atividade, logo no primeiro dia, foi muito importante, pois fez com que os alunos se aproximassem e interagissem.


2º  dia de aula - 26/01/2011
A professora nos solicitou um pesquisa na aula passada sobre o seguinte assunto.
  • Portfólio.
    O portfólio é uma coleção de todo o trabalho em andamento na organização relacionado com o alcance dos objetivos do negócio. Toda organização tem um portfólio, mesmo que não reconheça especificamente. Consiste nos trabalhos que estão em andamento na empresa, estejam estes trabalhos relacionados de alguma forma entre si ou não. Algumas organizações tem portfólios separados por departamentos, divisões ou unidades de negócio. Em última instância, deve haver um portfólio abrangente para a organização como um todo.
    • Comunicação empresarial

     A Comunicação Empresarial (Organizacional, Corporativa ou Institucional) compreende um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para reforçar a imagem de uma empresa ou entidade (sindicato, órgãos governamentais, ONGs, associações, universidades etc.) junto aos seus públicos de interesse (consumidores, empregados, formadores de opinião, classe política ou empresarial, acionistas, comunidade acadêmica ou financeira, jornalistas etc.) ou junto à opinião pública

    3º  dia de aula - 31/01/2011
    A professora Eliane destacou  para analisarmos as seguintes frases:
    ·         Ser homem é ser responsável.
    ·         É sentir que colocamos a sua pedra se colabora na construção do mundo.
    A partir  destas frases entendemos que cada pessoa tem que fazer a sua parte independente de o próximo agir certo ou errado mesmo pensando que é pequeno para fazer alguma diferença.
    A seguir fizemos uma dinâmica em grupo para completar as seguintes frases:
    •  O mundo seria mais feliz se...
    • Uma amizade é realmente importante quando...
    • A paciência e a tolerância são para mim...
    • Comparo a preguiça e o comodismo como...
    • Acho que as pessoas deveriam ser...
    • Um aspecto curioso que percebi no grupo que faço parte foi...
    • Quando os dias amanhecem nublados eu fico com vontade de...
    • A qualidade indispensável nas pessoas é...
    • Sinto que o grupo com quem começo a conviver é...
    • Como me vejo?
    • Como os outros me veem?
    • Qual a imagem que eu gostaria de eu transmitir?
    Após refletirmos individualmente a professora pediu para alguns colegas  para explanar as suas complementações das frases.

    4º  dia de aula - 02/02/2011
    O tema proposto foi planejarmos um plano de ação para melhorar a comunicação.
    ·         Identificar as necessidades da turma.
    ·         Criar objetivos para superação dos obstáculos.
    ·         Determinar o tempo para conquistar os objetivos propostos.
    ·         Planejar estratégias facilitadores.
    ·         Avaliar os resultados.
    Dentre as dificuldades mais identificadas citamos foram a timidez dos colegas, dificuldade da fala.
    A solução para melhorar as dificuldades foi citado as aulas dinâmicas  para participação de todos.
    A professora Eliane ressaltou a seguinte frase: “Transformar a energia desprendida, tensões e medo em uma energia produtiva e positiva, canalizada para a voz, olhar, expressão facial e corporal e leitura”.
     
    5º  dia de aula - 07/02/2011
    A relação do momento de vida com o vídeo demostrado na aula e ressaltamos as palavras chaves que são:
    Disciplina – Hábito interno que facilita cada pessoa o cumprimento de suas obrigações.
    Segurança – Estar livre do perigo. Estar prevenido.
    Habilidade – Grau de competência de um sujeito concreto frente a um determinado objetivo.
    Confiança – Ato de deixar de analisar se um fato é ou não verdadeiro, entregando essa análise à fonte de onde provém a informação e simplesmente.
    Alta atividade – Ato em exercer uma atividade elevada.
    Esforço – Pratica repetitiva.
    Cooperação – No contexto da economia e sociologia é uma relação baseada na colaboração entre indivíduos ou organizações, no sentido de alcançar objetivos.
    Perseverança – Jamais desistir. Não desistir nunca! Nunca desistir.
    Coragem – Coragem é o ato de assumir erros e fracassos, sem medo de críticas. É a habilidade de confrontar o medo, a dor, o perigo, a incerteza ou a intimidação.

    6º  dia de aula - 09/02/2011
     Discutimos sobre o comportamento dos colegas nos  seus ambientes de trabalho. Os assuntos mais comentados foram:
    • Má gestão empresarial.
    • Comportamento inadequado dos funcionários.